Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 22º

Estratégia nacional para integração de sem-abrigo prorrogada até 2024

O Governo aprovou hoje a prorrogação da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, que terminava no final deste ano, e é agora renovada até ao final de 2024.

Estratégia nacional para integração de sem-abrigo prorrogada até 2024
Notícias ao Minuto

15:33 - 21/12/23 por Lusa

País Sem-abrigo

"Foi aprovada a resolução que prorroga o período de vigência da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023, em linha com o compromisso assumido de disponibilizar soluções de vida condignas às pessoas que se encontram nesta situação", refere o comunicado do Conselho de Ministros.

Nesse sentido, o Conselho de Ministros aprovou ainda, na generalidade, a Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem Abrigo 2024-2030, que irá entrar em consulta público no início do próximo ano.

Até à entrada em vigor da nova estratégia, vigora a atual.

Mais de 10.700 pessoas viviam na condição de sem-abrigo em 2022, segundo os dados oficiais mais recentes, em que pela primeira vez foi feito um levantamento em todos os municípios de Portugal continental.

Nos últimos três anos, segundo o coordenador da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, cerca de 2.500 pessoas deixaram de viver nessa condição.

Atualmente existem cerca de mil lugares protocolados, quer em regime de 'housing-first', quer em habitação partilhada, com taxas de ocupação acima dos 80%, estando previstas mais 380 vagas a aprovar brevemente, disse à Lusa Henrique Joaquim.

Antecipando a prorrogação da Estratégia Nacional, o coordenador adiantou que a principal novidade está no trabalho ao nível da prevenção, depois de ter sido feita uma apreciação mais geral e definido o que era preciso reforçar e que precisava de maior investimento, admitindo que em matéria de prevenção não tem havido até agora uma "abordagem tão consistente".

[Notícia atualizada às 15h56]

Leia Também: Primeiro mapa nacional de sem-abrigo permite "melhorar intervenção"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório