Metsola pede defesa da democracia perante "desinformação da Rússia"
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, advertiu hoje em Lisboa para a importância de defender a democracia perante "as campanhas de desinformação da Rússia" e o reforço do apoio pró-Kremlin, antes das eleições europeias, em junho.
© Getty Images
País Roberta Metsola
"Defender a democracia está a tornar-se ainda mais importante quando consideramos as campanhas de desinformação da Rússia e o reforço dos sentimentos pró-Kremlin antes das nossas eleições europeias. Isto já não é apenas uma ameaça, é uma possibilidade que temos de combater em conjunto", afirmou a líder europeia, no final de um encontro de pouco mais de meia-hora com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, no âmbito da visita oficial que realizou hoje a Lisboa.
Roberta Metsola acentuou a necessidade de votar "nestes tempos em que há menos pessoas a viver em democracia do que fora dela".
"É nossa responsabilidade conjunta salvaguardar a democracia", salientou.
A presidente do Parlamento Europeu afirmou estar "plenamente consciente das dificuldades" da data da votação em Portugal -- dia 09 de junho, véspera do feriado nacional do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Na União Europeia (UE), as eleições decorrem entre os dias 06 e 09 de junho.
Os eleitores portugueses vão poder votar uma semana antes e, no próprio dia, também em mobilidade, confirmou hoje o primeiro-ministro.
"Estou confiante que podemos contar com todas as instituições de Portugal a continuar a desempenhar um papel proativo na sensibilização dos cidadãos para as eleições, e posso assegurar-vos que todos os deputados portugueses do Parlamento Europeu também farão a sua parte", afirmou Metsola, indicando que abordou a importância do voto nas eleições nos encontros que teve hoje com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco.
A líder do Parlamento Europeu invocou o 50.º aniversário do 25 de Abril como "o momento ideal para refletir sobre os benefícios da integração europeia e avaliar décadas de cooperação europeia".
"Será um momento de falar em nome da Europa para encorajar as pessoas a votar, porque tal como a União Europeia ajudou a transformar Portugal, Portugal transformou a União Europeia e continuará a fazê-lo para melhor", sustentou.
Metsola felicitou Luís Montenegro pela nomeação de cinco antigos eurodeputados para o executivo da Aliança Democrática: Paulo Rangel, para ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, José Manuel Fernandes, para ministro da Agricultura e Pescas, Maria da Graça Carvalho, para ministra do Ambiente e Energia, Nuno Melo, para ministro da Defesa Nacional, e Cláudia Aguiar, para secretária de Estado das Pescas.
"A nossa perda será o seu ganho. Não há melhor garantia de uma agenda forte para o futuro e de defesa do nosso projeto comum de liberdade, democracia e direitos. Isso exige um Portugal verdadeiramente forte e uma Europa forte", comentou.
Leia Também: Metsola pede aos portugueses que "não cedam ao cinismo fácil"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com