Pelo menos 29 pessoas foram salvas no mar (só) no mês de agosto
Na zona de Lisboa foram resgatadas 18 pessoas. Dez vítimas foram retiradas do mar em Ponta Delgada 10 e uma no Funchal.
© Marinha Portuguesa
País Marinha Portuguesa
A Marinha Portuguesa coordenou 34 ações de busca e salvamento, das quais resultaram 29 pessoas salvas, durante o mês de agosto.
Especificamente na área de jurisdição do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, "foram registados 21 incidentes em que foram salvas 18 pessoas", refere a Marinha através de um comunicado enviado às redações.
Na área de responsabilidade do MRCC de Ponta Delgada, "foram coordenadas 11 ações de busca e salvamento, tendo sido resgatadas 10 pessoas", enquanto no Funchal registaram-se duas ações de busca e salvamento que culminaram no resgate de uma pessoa.
"Para o sucesso do sistema de busca e salvamento contribuem diferentes organizações e são empenhados meios de diversas entidades nomeadamente da Marinha, da Autoridade Marítima Nacional, da Força Aérea Portuguesa (FAP) e outras entidades pertencentes à Estrutura Auxiliar do Sistema Nacional de Busca e Salvamento, em especial o Instituto Nacional de Emergência Médica – Centro de Orientação de Doente Urgentes no mar (INEM CODU-MAR), os Serviços Nacionais e Regionais de Proteção Civil e Bombeiros, as Administrações Marítimas e Portuárias, entre outros organismos", explica ainda a nota.
Também os navios mercantes e embarcações de pesca prestam apoio a este tipo de ações de auxílio, desviando-se, muitas vezes, "das suas rotas comerciais" e interrompendo "a sua atividade profissional".
Leia Também: Navio da Marinha participa em exercício da NATO no Atlântico Norte
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com