Meteorologia

  • 27 NOVEMBER 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 16º

Cinco detidos em operação da PSP de combate ao tráfico de droga em Lisboa

Ação realizou-se nos bairros da Cruz Vermelha, Alta de Lisboa e Camarate. Alguns dos detidos já tinham antecedentes criminais, um deles tinha mesmo pulseira eletrónica.

Cinco detidos em operação da PSP de combate ao tráfico de droga em Lisboa
Notícias ao Minuto

08:15 - 25/09/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Droga

Cinco pessoas foram detidas, esta quarta-feira, durante a operação da Polícia de Segurança Pública (PSP) de combate ao tráfico de droga, que decorreu em vários bairros de Lisboa, avança a RTP1.

 

Segundo o subintendente Rui Costa, durante os mandados de busca foi apreendido "um elevado número de estupefaciente para venda direta ao consumidor", como "haxixe, cocaína e heroína e liamba" o que faz com que o balanço da operação seja "bastante positivo".

A operação está praticamente terminada. As autoridades estão agora a pesar a droga apreendida e a fazer as diligências processuais relativamente aos detidos que serão presentes agora ao Ministério Público.

De acordo com o responsável, a ação incidiu numa rede de "venda direta ao consumidor, a indivíduos toxicodependentes" e tinha como objetivo eliminar "bancas de venda de estupefacientes que eram geridas por alguns dos detidos".

Alguns dos detidos já tinham antecedentes criminais, um deles tinha mesmo "pulseira eletrónica" mas a PSP suspeita que mesmo assim "dedicava-se à venda de estupefacientes".

15 mandados de busca

Ao início da manhã de hoje, a PSP, através de um comunicado enviado às redações, citado entretanto pela agência Lusa, revelou que estava a realizar uma operação nos bairros da Cruz Vermelha, Alta de Lisboa e Camarate, onde daria cumprimento a 15 mandados de buscas domiciliarias.

"Trata-se de uma investigação que dura há cerca de 11 meses e que visa essencialmente debelar a estrutura criminosa que se dedica à venda de estupefacientes a céu aberto, através das bancas sitas no Bairro da Cruz Vermelha", referiu a PSP nessa mesma nota.

Os suspeitos e visados nas buscas "são responsáveis pela gestão destas bancas de venda direta ao consumidor, bem como pelo armazenamento e abastecimento" de drogas.

"O funcionamento destas bancas provocam nos moradores um forte sentimento de insegurança, sendo que alguns dos lotes deste Bairro [Cruz Vermelha] são totalmente controlados pelos suspeitos, constrangendo assim a liberdade destes moradores", realçou ainda a PSP.

A operação conta com o apoio de diversas valências da PSP, com a Investigação Criminal de Lisboa, o Corpo de Intervenção, diversas Equipas de Intervenção Rápida e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Leia Também: PSP realiza operação de combate ao tráfico de droga em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório