A Marinha, através dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo, registou o resgate de 38 pessoas no mês de outubro, no qual se realizaram 37 ações de busca e salvamento.
"Em 2024 já foram efetuadas 378 operações de busca e salvamento de onde resultaram um total de 325 pessoas salvas", lê-se num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
Localmente, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa registou 24 incidentes dos quais foram resgatadas 34 pessoas e, por sua vez, o MRCC de Ponta Delgada coordenou o salvamento de duas pessoas após 11 ações de busca e salvamento. Também com dois resgates encontra-se o MRCC do Funchal que realizou duas ações de busca e salvamento.
A Marinha afirma que "para o sucesso do sistema de busca e salvamento contribuem diferentes organizações e são empenhados meios de diversas entidades nomeadamente da Marinha, da Autoridade Marítima Nacional, da Força Aérea Portuguesa (FAP) e outras entidades pertencentes à Estrutura Auxiliar do Sistema Nacional de Busca e Salvamento" e, indica, ainda na mesma nota, que realça "o apoio prestado pelos navios mercantes e embarcações de pesca nas ações de busca e salvamento".
Leia Também: Pentágono reforça presença no Médio Oriente com bombardeiros e navios