Meteorologia

  • 25 NOVEMBER 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 19º

Câmara de Leiria lança plataforma e aplicação para apoio à mobilidade

A Câmara de Leiria vai lançar na quarta-feira uma plataforma, disponível na Internet e aplicação para telemóveis, denominada 'mobis.leiria', de apoio à mobilidade na sede do concelho, foi anunciado esta segunda-feira.

Câmara de Leiria lança plataforma e aplicação para apoio à mobilidade
Notícias ao Minuto

25/11/24 18:45 ‧ Há 2 Horas por Lusa

País Leiria

um passo importante em termos daquilo que é a estratégia da cidade inteligente, sendo este capítulo da mobilidade um dos mais importantes", afirmou o presidente da autarquia, Gonçalo Lopes, na apresentação do projeto "Leiria Smart City".

 

Realçando que vai ser "muito útil", independentemente do meio de transporte utilizado pelos cidadãos, Gonçalo Lopes salientou que este é um "passo gigante" ao nível da informação e da mobilidade.

A plataforma e respetiva aplicação, denominadas 'mobis.leiria', têm várias componentes, uma das quais a instalação de painéis informativos e interativos, em tempo real, em abrigos de autocarro e no atual terminal rodoviário.

Inclui também informação sobre os parques de estacionamento (públicos e privados) e os lugares de estacionamento, os locais com carregadores para veículos elétricos (assim como a sua ocupação a velocidade de carregamento), toda a rede de transporte público urbano de passageiros (Mobilis), além do sistema de bicicletas partilhadas "biclis" (as cerca de 150 bicicletas já percorreram mais de 43 mil quilómetros).

No futuro, vai incluir também o "ciclo expresso" (comboio de bicicletas para a escola) e indicadores ambientais (ruído, qualidade do ar e dados meteorológicos) medidos em ilhas localizadas na cidade.

"Ter um sistema eficiente é o maior desafio nos próximos anos", declarou o vereador Luís Lopes, que tem o pelouro, entre outros, da mobilidade, reconhecendo a atual dependência do transporte próprio.

Apontando a necessidade de "passar a mensagem de que há alternativas", Luís Lopes adiantou que a plataforma visa "agregar tudo o que diz respeito à mobilidade", mas inclui outra informação.

A este propósito, esclareceu que vai estar igualmente acessível dados relativos a constrangimentos de trânsito (através da articulação com a plataforma Waze), informação sobre ocorrências da Proteção Civil e da saúde, e eventos municipais.

Por outro lado, o utilizador é convidado a dar a sua opinião, quer na Internet quer na aplicação, sobre os transportes, o que vai permitir "aos decisores ter informação sobre mobilidade", destacou Luís Lopes.

O vereador apontou ainda os "benefícios ambientais, económicos e sociais" desta iniciativa, com "redução de impactos ambientais da circulação rodoviária", a que se soma a "sustentabilidade e conectividade".

'mobis.leiria', investimento na ordem dos 670 mil euros, financiado em 85% com fundos europeus, vai ser apresentado ao público na quarta-feira, dia em que se prevê que esteja disponível.

Leia Também: Suspeito de raptar menor em Leiria acusado de pornografia de menores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório