Governo enaltece presença de Macron em cerimónias da Batalha de La Lys
O secretário de Estado da Defesa enalteceu hoje a presença do Presidente francês nas cerimónias evocativas do centenário da Batalha de La Lys (França), em 09 de abril, onde estará ao lado do chefe de Estado português.
© Global Imagens
País Marcos Perestrello
"A participação do Presidente francês [Emmanuel Macron] ao lado do Presidente português [Marcelo Rebelo de Sousa] e do primeiro-ministro [António Costa] na cerimónia militar que ocorre em França assume uma importância especial em homenagem a todos os que se sacrificaram na defesa dos valores estruturantes das sociedades", afirmou Marcos Perestrello.
As cerimónias decorrerão no Cemitério Militar Português de Richebourg, onde estão sepultados cerca de 2000 soldados e se deu a Batalha de La Lys, uma das mais mortíferas da história militar portuguesa.
Durante a batalha, na sequência de um ataque alemão, morreram 400 militares, 6.600 foram feitos prisioneiros, além de muitos outros terem ficado feridos.
"As cerimónias evocativas da participação portuguesa na Primeira Guerra Mundial visam assinalar devidamente o respeito pelos que combateram e perderam a vida", assinalou o governante à Lusa.
Perestrello lembrou que se evoca ainda "o esforço e o sacrifício muito grande de milhares de soldados que participaram num conflito à escala mundial, quer em África quer na Europa".
"As condições em que participaram foram muito difíceis e a sua participação foi importante para a afirmação do regime republicano [implantado em 1910] e permitiu manter os territórios ultramarinos, que era um dos objetivos da participação no conflito", considerou o governante.
Fonte do gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas adiantou que no dia 09 será descerrada uma placa evocativa do centenário da batalha no Cemitério de Richebourg.
O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro estará presente, bem como os três chefes dos respetivos ramos da Marinha, Exército e Força Aérea. O ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, e o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, também estarão presentes nas cerimónias.
Uma delegação de 38 elementos representantes das Forças Armadas estará presente com um pelotão conjunto constituído por alunos da Escola Naval, Academia Militar e da Academia da Força Aérea também marcará presença.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com