Com Costa na liderança, Conselho Europeu "fica muito bem servido"
Antigo presidente da Assembleia da República realça que ter um português na liderança de um cargo europeu traz prestígio ao país.
© Global Imagens
Política Santos Silva
O nome do antigo primeiro-ministro português António Costa foi aprovado para presidir ao Conselho Europeu, esta terça-feira. Para o antigo presidente da Assembleia da República, se esta for a escolha final, o conselho "fica muito bem servido".
"Ele tem todas as qualidades requeridas para esse cargo: capacidade de construir consensos, capacidade de ouvir e entender diferentes pontos de vista, tem uma sagacidade política reconhecida por todos, e tem uma enorme experiência política e é um europeísta a 100%", defendeu em declarações à SIC Notícias, lembrando ainda que "é uma pessoa que toda a vida lutou pela integração europeia".
Augusto Santos Silva disse "não ter a mínima dúvida" de que Costa tem "as qualidades, experiência , conhecimentos e a vontade necessária" para ocupar o cargo mais alto no Conselho Europeu e lembrou que é "muito importante para o prestígio do país que estejamos a acumular muitos cargos internacionais".
O socialista considerou, ainda, que António Costa para além de um valor seguro, é um valor acrescentado à dinâmica europeia".
Confrontado com as reações menos boas à esta escolha, Augusto Santos Silva considera que a posição do Chega "revela a natureza desse partido" enquanto admitiu ter sido surpreendido pelo posição da Iniciativa Liberal, considerando que é o reflexo da sua "imaturidade política".
[Notícia atualizada às 14h08]
Leia Também: Costa? "Resolver problemas. Fazer bem. Fará seguramente um bom mandato"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com