Vírus já infetou quase 30 mil computadores da Apple
Os investigadores estão preocupados com a ameaça que o ‘Silver Sparrow’ pode representar no futuro.
© Shutterstock
Tech Apple
Parece que há um novo software malicioso (malware) a infetar os computadores da Apple com o novo processador M1, com os grandes focos a serem os EUA e alguns dos maiores países da Europa, nomeadamente o Reino Unido, a França e a Alemanha. Diz a empresa de segurança Red Canary que já foram infetados 29.139 computadores macOS num total de 153 países.
Os investigadores chamaram este malware de ‘Silver Sparrow’ e, de momento, não há qualquer informação de como terá surgido. O que se sabe é que o malware funciona como uma ‘bomba-relógio’, esperando até ter um comando do servidor de controlo. Uma vez completado o seu objetivo, o ‘Silver Sparrow’ pode ser desinstalado sem sobrarem quaisquer sinais da sua presença.
“Não temos forma de saber com certeza o que será distribuído com este malware, se alguma coisa já foi distribuída e removida ou se há um calendário para uma distribuição futura”, afirmou o analista Tony Lambert da Red Canary de acordo com o Gizmodo.
Sabe-se que a Apple já entrou em cena para prevenir futuras infeções mas, para a empresa de segurança informática, há motivos para levar a sério a ameaça imposta pelo ‘Silver Sparrow’ devido à rapidez com que estgá a infetar computadores da Apple com o processador M1.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com