'Gambito de Dama'. Netflix processada por jogadora de xadrez
Nona Gaprindashvili, uma Grande Mestre, sentiu-se diminuída por uma frase proferida na série.
© Netflix
Tech Netflix
A minissérie ‘O Gambito de Dama’ da Netflix conquistou diversas atenções entre os aficionados de xadrez mas, aparentemente, não foi bem vista por aquela que foi a primeira mulher a conquistar o título de Grande Mestre: Nona Gaprindashvili.
Gaprindashvili decidiu processar a Netflix devido a uma frase da série que faz crer que a jogadora nunca enfrentou um homem durante o seu percurso. A frase é proferida no último episódio de ‘O Gambito de Dama’, quando Gaprindashvili é comparada com a protagonista fictícia Beth Harmon.
“A única coisa incomum sobre ela [Harmon], realmente, é o seu género. E mesmo isso não é único na Rússia. Há Nona Gaprindashvili, mas ela é a campeã mundial feminina e nunca enfrentou homens”, é dito na série.
Na história da série este episódio tem lugar em 1968, altura em que a jogadora da Georgia já tinha defrontado quase 60 jogadores homens e conquistado diversos campeonatos do mundo.
Gaprindashvili está agora a processar a Netflix em 5 milhões de dólares por difamação, indicando que o que é dito na minissérie é “uma falsidade devastadora que menospreza e degrada as conquistas [de Gaprindashvili] perante uma audiência de muitos milhões”.
“[A Netflix] estava a tentar criar esta personagem fictícia que estava a trilhar novos caminhos para outras mulheres, quando na verdade eu já o havia feito e inspirado gerações. É essa a ironia”, afirmou Gaprindashvili ao New York Times.
Leia Também: 'Não Olhem Para Cima' é um dos próximos grandes filmes da Netflix
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com