Produção de petróleo no Brasil cai 3,5 % em agosto
A produção de petróleo no Brasil caiu 3,5% em agosto comparando com o período homólogo do ano passado, indicou hoje a a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP).
© iStock
Economia Petróleo
Em média, foram produzidos 3,34 milhões de barris de petróleo bruto por dia durante em agosto, um volume que, apesar de ter caído na variação anual, cresceu 3,4% em relação a julho deste ano.
Quanto ao gás natural, o regulador assinalou que foram produzidos 159,7 milhões de metros cúbicos por dia, um aumento de 8% em relação a agosto de 2023.
Os protagonistas do mês foram, mais uma vez, os cobiçados campos offshore do pré-sal, localizados nas águas profundas do Oceano Atlântico e responsáveis por 79,7% do petróleo e gás produzidos no país.
A produção desses poços aumentou 5,5%, tanto na comparação mensal quanto na anual, e o campo de Tupi, um dos principais, continuou a ser o mais produtivo, com uma média de 832,6 mil barris de petróleo por dia e 43,19 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
De acordo com a ANP, a estatal Petrobras, individualmente ou em consórcio, manteve a liderança como responsável por 89,21% do petróleo e gás natural produzidos pelo Brasil em agosto.
As estatísticas da ANP reúnem os resultados da exploração de petróleo e gás natural de 54 empresas que atuam no Brasil em 256 áreas concedidas em regime de concessão, 10 áreas em que as operadoras dividem sua produção com o Estado e seis áreas concedidas à Petrobras em condições especiais.
Leia Também: Petróleo continua dominante apesar da redução gradual em Angola
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com