'Pista' nos olhos ajuda a prever Alzheimer 12 anos antes do diagnóstico
Más notícias para quem tem problemas oculares.
© Shutterstock
Lifestyle Doenças neurológicas incapacitantes
Os olhos podem revelar muito sobre a nossa saúde. Se dúvidas restassem, um grupo de investigadores da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, concluiu que problemas de visão podem constituir um sinal de declínio cognitivo, sobretudo em pessoas mais velhas.
Como aponta o estudo, publicado na revista Scientific Reports, a existência de problemas oculares pode até ajudar a prever demências como o Alzheimer 12 anos antes do diagnóstico.
Leia Também: Demência vê-se no rosto. Há um traço que sugere quem pode estar em risco
Durante a investigação, os cientistas acompanharam 8,6 mil voluntários, sendo que 537 dos participantes desenvolveram algum tipo de demência. Em diferentes momentos, estes mesmos indivíduos foram submetidos a um teste de sensibilidade visual. O exercício consistia em apertar um botão logo após surgir um triângulo formado a partir de uma imagem de pontos em movimento.
"A velocidade reduzida de processamento visual complexo está significativamente associada a uma alta probabilidade de um diagnóstico futuro de demência", indica o estudo.
Leia Também: Superalimento muito apreciado por cá contém mais potássio do que a banana
Recorde-se que Alzheimer é considerada uma demência, termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento. Porém, está provado que cerca de 40% das demências podem ser prevenidas ou atrasadas.
A Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões.
Leia Também: Cancro colorretal. Os primeiros sintomas a que tem de estar atento
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com