Meteorologia

  • 27 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 16º

Ucrânia, Itália e Roménia aderem à Europe Startup Nations Alliance

A Ucrânia, Itália e Roménia aderiram à Europe Startup Nations Alliance (ESNA), durante o ESNA Fórum 2024, evento anual realizado em Bruxelas, passando a um total de 22 países membros da UE, foi hoje divulgado.

Ucrânia, Itália e Roménia aderem à Europe Startup Nations Alliance
Notícias ao Minuto

27/11/24 12:08 ‧ Há 2 Horas por Lusa

Economia ESNA

O ESNA Fórum 2024 decorre ao longo de dois dias e reúne representantes governamentais, líderes da indústria e 'startups' "para trocar ideias, partilhar boas práticas e traçar um roteiro que impulsione a próxima geração de empreendedores e inovadores".

 

A Ucrânia "afirmou-se como um centro de inovação na Europa, com um ecossistema de 'startups' dinâmico que já deu origem a unicórnios como Grammarly, GitLab e, mais recentemente, Creatio", refere a ESNA, sendo que o "país ocupa o segundo lugar na região da Europa Central e de Leste em número de empresas de inteligência artificial, com mais de 240 'players' ativos, reforçando a sua posição como força motriz da inovação global".

"A inovação é hoje a base das nossas capacidades de defesa e o alicerce para o sucesso económico futuro", afirma Alex Bornyakov, vice-ministro da Transformação Digital da Ucrânia, citado em comunicado.

"A adesão à ESNA representa um momento crucial para o nosso ecossistema de 'startups', permitindo-nos aprofundar a integração no panorama de inovação europeu", acrescenta.

Por sua vez, a Itália "consolidou-se como um dos principais motores de inovação no Sul da Europa, classificando-se entre os 30 melhores no StartupBlink Global Ecosystem Ranking 2024".

Com mais de 13.000 'startups' e quatro unicórnios -- entre os quais Bending Spoons e Scalapay --, a Itália "atraiu 1,5 mil milhões de dólares em financiamento no último ano", refere a ESNA.

"Celebramos com orgulho a entrada da Itália na ESNA, um passo fundamental para reforçar o nosso compromisso com uma Europa mais inovadora e interconectada. Esta adesão oferece uma oportunidade única para colaborar, partilhar experiências e abordar os desafios globais com uma visão unificada", salienta Adolfo Urso, ministro das Empresas e Made in Italy, também citado no documento.

A Roménia tem vindo a ganhar palco no ecossistema, "com mais de 2.500 'startups' ativas em áreas como 'fintech', saúde e educação", e uma "reserva de talento tecnológico composta por 180.000 profissionais de IT e unicórnios como UiPath e Elrond, consolidando a sua posição no panorama europeu de inovação".

"Estamos honrados em juntar-nos à ESNA. Esta adesão valida os esforços coletivos desenvolvidos nos últimos anos e fortalece o nosso compromisso de criar oportunidades para 'startups' romenas, posicionando a Roménia como um 'hub' inovador na Europa", aponta Adina Simionescu, diretora executiva da ROStartups.

O diretor executivo da ESNA, Arthur Jordão, salienta que a inclusão da Ucrânia, Itália e Roménia "na ESNA durante o Fórum 2024 representa um marco importante" na missão da Aliança Europeia das Nações Startup.

"Estamos comprometidos em apoiar a ambição europeia de liderar globalmente em inovação e tecnologia", remata.

Por sua vez, o diretor-geral da DG Connect da Comissão Europeia, Roberto Viola, sublinha que "a adesão destes países reforça a dedicação da ESNA em evoluir para um Consórcio Europeu de Infraestruturas Digitais, um quadro legal transformador que impulsionará a soberania tecnológica europeia na era da IA [inteligência artificial]".

O segundo dia do evento será marcado pelo lançamento do compêndio ESNA - "Ecossistema de Startups da UE: Promovendo a Mudança -- Como e Porquê Agir em Conjunto" -, o qual apresenta análises de mercado e recomendações políticas para harmonizar regulamentos e criar um ecossistema europeu unificado, segundo a entidade.

Leia Também: Black Friday. Metade dos portugueses prefere comprar em lojas físicas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório