Finanças já têm lista de portugueses na SwissLeaks
Várias empresas offshores tinham dinheiro no HSBC de Genebra, além de uma aristocrata portuguesa procurada pela justiça, a família ligada a um conceituado escritório de advogados e a neta de um milionário que entretanto faleceu.
© Reuters
Economia HSBC
O Diário Económico dá conta, esta segunda-feira, de que as Finanças portuguesas já pediram às autoridades francesas a lista de portugueses constantes na SwissLeaks.
Ainda que não sejam avançados nomes, é referido que a neta de um conhecido milionário português já falecido tinha no HSBC, em Genebra, 10 milhões de euros.
Também uma aristocrata portuguesa procurada pela Justiça tinha depósitos naquela instituição, em 2006/2007. Acusada de crimes de burla qualificada e burla qualificada com fraude bancária, esta mulher ter-se-á recusado, em 2006, a comparecer perante o juiz, pelo que foi declarada contumaz.
Na lista tornada pública pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) constam, ainda, membros de uma família associada a um conceituado escritório de advogados. Todo o dinheiro foi, contudo, no último ano ao qual a lista se refere.
Por último, o Diário Económico apurou que várias empresas offshores estão entre os suspeitos de ter cometido evasão fiscal. Uma delas tinha 17 milhões de euros no HSBC suíço e outra, ligada aos têxteis, tinha 4,7 milhões.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com