Economia alemã cresceu 0,7% acima do esperado
A economia da Alemanha cresceu 0,7% nos primeiros três meses do ano.
© iStock
Economia Trimestre
O Produto Interno Bruto (PIB) expandiu-se 0,7% no primeiro trimestre, crescendo a um ritmo mais rápido do que nos três meses precedentes (0,3%), indicou a agência federal de estatística alemã (Destatis), em comunicado.
O crescimento do PIB também foi mais forte do que as previsões dos analistas, que apontavam para 0,5%.
"Os impulsos positivos vieram principalmente da procura interna", indicou a Destatis, dando ainda conta de que o consumo das famílias e os gastos do Governo aumentaram e que os investimentos também foram maiores no período compreendido entre janeiro e março.
Em paralelo, o clima ameno impulsionou a atividade do setor da construção e o investimento em equipamento também subiu.
Em sentido inverso, o comércio externo teve um efeito moderadamente amortecedor, porque as exportações não cresceram a um ritmo tão rápido como as importações, o que se traduziu, portanto, numa diminuição do superavit comercial, especificou a Destatis.
Face ao período homólogo do ano passado, a Alemanha conheceu um crescimento de 1,3% do seu PIB entre janeiro e março, indicou a Destatis.
Os dados hoje revelados são ainda preliminares. Informações mais detalhadas sobre as diferentes componentes do PIB vão ser divulgadas no próximo dia 24, indicou a Destatis.
O Governo alemão espera um crescimento do PIB de 1,7% para este ano e de 1,5% para o próximo.
[Notícia atualizada às 8h50]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com