Défice comercial no Reino Unido sobe 36,7% devido a queda de exportações
O défice comercial do Reino Unido aumentou 36,7% no trimestre terminado em agosto para os 10,8 mil milhões de libras (cerca de 12,089 mil milhões de euros), em parte explicado pela queda das exportações.
© Reuters
Economia Trimestre
De acordo com o instituto de estatísticas britânico, as exportações dentro e fora da União Europeia (UE) no período considerado baixaram 2,7%, enquanto as importações, sobretudo de produtos químicos, maquinaria e têxteis aumentaram 3,9%.
As importações de bens com origem na UE aumentaram em agosto até aos 22 mil milhões de libras (24,6 mil milhões de euros), comparado com os 14 mil milhões de libras (15,6 mil milhões de euros) em exportações.
De acordo com os analistas citados pela agência Efe, estes dados demostram que os exportadores do Reino Unido não beneficiaram tanto quanto se esperava da queda da libra esterlina desde o voto favorável à saída da UE no referendo de 23 de junho de 2016.
A primeira ministra britânica Theresa May afirmou na segunda-feira no parlamento, que o Reino Unido aspira negociar uma nova relação económica com a UE desenhada à sua medida e não baseada em acordos existentes com outros países.
May também disse que, embora não seja o desfecho esperado, o Governo está a preparar-se para o caso das negociações com Bruxelas terminarem sem acordo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com