Olhar para estas imagens pode ajudar a emagrecer, diz estudo
Visualizar fotografias de bolos, doces e de outras tentações açucaradas pode ajudar as mulheres que estão a tentar perder peso a manterem-se fiéis à dieta, segundo um novo estudo do Instituto de Pesquisa em Psicologia e Saúde da Universidade de Utrecht, na Holanda, divulgado pela revista New Scientist e partilhado pela publicação BBC News.
© iStock
Lifestyle Saga corpo de verão
De acordo com a psicóloga Floor Kroese, autora do estudo, a tentação pode paradoxalmente aumentar o autocontrole das mulheres que estão a seguir um regime alimentar caloricamente restritivo.
Para testar a teoria, Kroese e uma equipa de investigadores dividiram 54 estudantes do sexo feminino em dois grupos e pediram que um deles olhasse para a imagem de um bolo de chocolate e para a fotografia de uma flor, sob o pretexto de um teste de memória.
Os investigadores então questionaram as mulheres acerca dos seus planos de manter uma dieta saudável e deram-lhes a escolher entre um biscoito de chocolate ou um de aveia.
As mulheres que tinham sido expostas à fotografia do bolo de chocolate revelaram uma maior predisposição em manter uma dieta saudável, comparativamente às que tinham visto a flor.
As voluntárias que viram o bolo demonstraram igualmente uma maior preferência pelo biscoito de aveia – que testes anteriores mostraram ser visto por elas como a opção mais saudável.
Resistir à tentação
Segundo a psicóloga, a visão de alimentos tentadores nem sempre leva à vontade de satisfazer o desejo de comê-los.
“No caso da pesquisa ver um alimento tentador lembrou aquelas mulheres acerca do seu objetivo de redução de peso e fez com que agissem em conformidade”.
A psicóloga sugere ainda que se está a tentar emagrecer, deve colar fotografias de alimentos que considere tentadores na porta do frigorífico para que tenha sempre em mente o seu objetivo final.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com