Atenção: 1,4 mil milhões de pessoas têm de fazer esta mudança (já!)
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prática insuficiente de exercício físico é um problema global.
© iStock
Lifestyle Alerta saúde pública
Em todo o mundo, pelo menos 1,4 mil milhões de adultos estão em sério risco de virem a sofrer de doenças crónicas como consequência do sedentarismo e da prática de pouca ou nenhuma atividade física, refere um novo relatório emitido pela OMS e publicado pelo periódico científico Lancet Global Health.
A OMS recomenda a prática de pelo menos duas a três horas de atividade física moderada – ou de 75 minutos de prática vigorosa – por semana, e adicionalmente incluir pelo menos dois dias dedicados a treinos de força (ou de musculação).
O novo relatório apurou que à volta do mundo, 32% das mulheres e 23% dos homens não praticam exercício físico suficiente, mesmo tendo em conta o tempo que passam a caminhar ou a ir de bicicleta para o trabalho e a atividade que exercem durante o período laboral.
A OMS alertou ainda que os países desenvolvidos em particular são os mais afetados pelo sedentarismo – perto de 40% dos indivíduos terá défice de atividade física.
Não praticar exercício suficiente aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, de incidência de diabetes de tipo 2, demência e de vários tipos de cancro.
Pela sua saúde – mexa-se!
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com