Meteorologia

  • 25 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 19º

Porque os labradores castanhos vivem menos do que os pretos e amarelos?

Se está a pensar em adquirir ou adotar um labrador, este estudo poderá influenciar a escolha da cor.

Porque os labradores castanhos vivem menos do que os pretos e amarelos?
Notícias ao Minuto

13:00 - 27/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cães

Uma nova pesquisa revelou que os labradores de cor chocolate têm uma esperança de vida menor, comparativamente aos seus pares de coloração preta e amarela.

Investigadores da escola superior de veterinária Royal Veterinary College estudaram 33,320 cães labradores britânicos.

Aquela pesquisa revelou que a esperança média de vida dos labradores castanhos é de apenas 10,7 anos – 1,4 anos menor do que os seus pares.

A equipa também apurou que os labradores de cor chocolate estão mais suscetíveis a sofrerem infeções auditivas, sendo que 23,4% são afetados, comparativamente a apenas 17% dos cães daquela raça amarelos, e 12,8% dos pretos.

O professor Paul McGreevy, coautor do estudo, disse: “A relação entre cor e doença pode refletir uma consequência inadvertida de criação com o intuito de obter certas pigmentações”.

“O castanho é uma cor recessiva nos cães, sendo que o gene para este tom tem que estar presente em ambos os progenitores para que os seus cachorros nasçam de tonalidade chocolate”.

“Dessa forma os criadores que pretendem animais dessa cor estão mais propensos a cruzar apenas labradores que contenham esse gene específico”.

“Poderá ser que esta piscina genética cada vez mais reduzida inclua uma maior proporsão de genes que propiciem o aparecimento de condições cutâneas ou auditivas”, explicou McGreevy.

Os investigadores esperam agora que os resultados do novo estudo ajudem os criadores e os veterinários a estabelecer novas prioridades e abordagens para fazer face às questões de saúde que assolam os labradores castanhos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório