'Do you speak english?': Portugueses estão cada vez melhores no inglês
Portugal é o 19.º melhor país do mundo no que respeita a bem falar inglês. Estes são os dados do EF English Proficiency Index (EF EPI), o ranking mundial que avalia a proficiência linguística de pessoas cuja língua nativa não é a língua inglesa. O 'ranking' foi divulgado pela EF Education First, líder global em educação internacional, e coloca o País no nível de proficiência 'Elevada'.
© iStock
Lifestyle Estudo
O EPI é o maior 'ranking', a nível mundial, sobre competências de inglês e identifica as tendências de aprendizagem, avaliando o nível de inglês dos países que não têm a língua como a principal. Apesar de Portugal recuperar cerca de dois pontos no 'ranking', o País perde um lugar relativamente ao ano passado devido à entrada directa da Eslovénia para a 9.ª posição. Ainda assim, os portugueses ficam longe do topo do 'ranking' liderado pelos suecos, holandeses, singapurenses, noruegueses edinamarqueses.
Se os nórdicos dominam o ranking, no sul da Europa, Portugal é mesmo quem fez melhor figura: Grécia (23.º), Espanha (32.º), Itália (34.º) ou França (35.º) foram avaliados com um nível de proficiência 'Moderada'.
O EF English Proficiency Index (EF EPI) revela ainda que a Suécia recuperou o primeiro lugar e lidera pela quarta vez em oito anos o grupo de 88 países em competências linguísticas no domínio do inglês. Um 'TOP 10' fortemente marcado pela presença de países europeus: Holanda (2.º), Singapura(3.º), Noruega (4.º), Dinamarca (5.º), África do Sul (6.º), Luxemburgo (7.º), Finlândia (8.º), Eslovénia (9.º) e Alemanha (10.º). Na posição inversa da tabela, os países do Médio Oriente ocupam os níveis mais baixos em proficiência em inglês.
Mulheres a cima da média mundial
O estudo – que avaliou o inglês de mais de 1,3 milhões de pessoas - conclui ainda que as mulheres falam inglês melhor do que os homens, apesar da disparidade ser menos evidente nalgumas regiões relativamente a edições passadas do EF EPI.
Em Portugal, as mulheres conseguem estar dois pontos à frente dos homens, seguindo a tendência global. Quanto a regiões, é em Lisboa onde melhor se fala Inglês. Segue-se a região Norte e Centro. O Sul é onde a proficiência em inglês é mais baixa, ficando-se mesmo pelo nível “moderado”.
A proficiência em inglês encontra-se ligada à competitividade económica, desenvolvimento social e inovação. Países com um nível de proficiência de inglês mais elevado tendem a ter médias mais elevadas ao nível de receitas, qualidade de vida e investimento em pesquisa e desenvolvimento.
O EF EPI 2018 avalia 88 países e territórios (mais oito do que no ano passado), com base em dados de mais de 1,3 milhões de adultos que fizeram o EF Standard English Test (EF SET), o primeiro teste padronizado de inglês gratuito a nível mundial. O EF SET fornece aos aprendizes de inglês acesso a um teste padronizado e de elevada qualidade, e tem sido usado em todo o mundo por milhares de escolas, empresas e governos, onde o teste em grande escala era anteriormente proibitivo ao nível de custos.
Veja aqui o 'ranking' completo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com