Faça por se sentir embaraçado. Vai lhe fazer bem
Não lhe sugerimos que se envergonhe em praça pública, mas apenas que aproveite os efeitos de sentir o embaraço. Passemos a explicar.
© iStock
Lifestyle Comportamento
O que frequentemente inibe o ser humano de avançar em qualquer situação? A resposta é o medo de falhar e é por isso que os mais confiantes, ou quem faça por combater as suas inseguranças, defenda atitudes como ‘arriscar’ ou ‘atirar-se de cabeça’.
A verdade é que nem todos o fazem, tal é um obstáculo necessário a se ultrapassar para bem de se sair da zona de conforto e avançar.
Em relação aos medos, colocar-se frente a frente o que o que o intimida pode ser a melhor forma de acabar com tal medo que é, apenas irracional, por exemplo, como nos casos de quem tem medo de andar de avião e talvez nunca tenha andado num – passar pela experiência pode ser o que precisa para que tal deixe de ser uma fobia que o retraia.
O mesmo acontece com o embaraço, diz um estudo publicado no Psychology Today , onde se defende que cada indivíduo se deve imaginar em dada situação de embaraço – se é o que o está a retrair, colocar-se mentalmente na situação específica vai levá-lo a imaginar o pior cenário. Será assim tão mau?
Na pior das hipótese, se acontecer realmente o pior cenário que se imaginou, fica a experiência com que pode aprender e para a qual, de certa forma, já se preparou.
É certo que falar é mais fácil do que agir, ainda assim, Marty Nemko, autor do referido estudo, aponta três simples exemplos em que muitos se reveem e que espera levar muitos a pensar sobre a questão e, consequentemente, a desafiar-se a si próprio a imaginar-se num ambiente em que se sente bem desconfortável ao ponto de ficar embaraçado:
- Pelo medo de ser visto como um perdedor, não arrisca perguntar por possíveis oportunidades de trabalho;
- Pelo medo de criar um ambiente de constrangimento, não convida alguém para um encontro;
- Pelo medo de parecer vulnerável, acaba por agir sempre com retração
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com