Saiba por que a sua próxima reunião deve ter lugar num restaurante chinês
Os indivíduos que participam em reuniões de trabalho que têm lugar em restaurantes onde a comida é partilhada têm tendência para chegar a acordos e a fechar negócios mais rapidamente.
© iStock
Lifestyle A ciência explica
Se tem uma reunião importante agendada para breve, então talvez queira alterar a localização para um restaurante chinês.
Sim, leu bem.
Um novo estudo revela que as reuniões realizadas em restaurantes onde se partilha comida apresentam uma maior probabilidade e celeridade de fechar negócio.
Naquela pesquisa, uma equipa de investigadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, examinou se o modo como uma refeição é consumida pode aumentar os níveis de cooperação entre os indivíduos.
Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores pediram aos participantes para que negociassem um tópico enquanto comiam batatas fritas e guacamole.
Metade dos indivíduos recebeu uma taça com batatas fritas e outros um recipiente com guacamole, enquanto que outro grupo recebeu as suas próprias tigelas – não tendo dessa forma necessidade de partilhar com outra pessoa.
De seguida, os indivíduos foram organizados em pares – a um era atribuído o papel de chefe e a outro de representante sindical.
O objetivo era que os voluntários chegassem a um acordo sobre um valor de salário ideal para o sindicato no máximo em 22 rondas de negociação, com greves agendadas logo a partir do terceiro encontro.
Os resultados revelaram que as equipas que partilharam as tigelas precisaram em média de nove rondas de negociação para chegarem a um acordo.
Já os pares que haviam comido em tigelas separadas demoraram em média 13 dias para atingirem um consenso.
A professora Ayelet Fishbach, co-autora do estudo, disse: “Basicamente cada refeição que come sozinho é uma oportunidade perdida para se conectar com alguém”.
“E cada refeição que envolve a partilha de comida propicia a oportunidade de criar um laço social”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com