Entenda que gritar com o seu cão piora o comportamento do animal
Treinar um cão pode ser um desafio e quando o animal se está portar mal o instinto imediato poderá ser gritar… não o faça!
© iStock
Lifestyle Psicologia
Em entrevista à publicação britânica Metro.co.uk a médica veterinária Lyanne Haywood cofundadora da organização VetUK, alerta que falar num tom exaltado com o cão em questão poderá piorar o comportamento do bicho.
Ainda assim, a médica avisa que os abraços e os carinhos também devem ser dados apenas de vez em quando, de modo a criar um animal bem educado.
“Quando o assunto é treinar um animal de estimação trata-se de um caminho com duas vias – há que dar e tirar um pouco”, explica Haywood.
“Ao invés de gritar deve recompensar o bom comportamento do animal, e não castigar o mau. É importante que se lembre que não está a lidar com um ser humano e por isso este não irá responder de modo racional às suas queixas”.
“Quando grita, o que o seu cão pensa que está excitado e entusiasmado, ou seja, devido a esse comportamento o animal irá provavelmente fazer ainda mais barulho porque vai ver essa reação do humano como algo positivo e que deve encorajar”, alerta.
A especialista reitera que treinar um cão deve consistir sobretudo em condicionamentos positivos. Reforçando o bom comportamento e não o castigo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com