Surpreendente. Homens com esta característica são menos sexistas
Um grupo de homens em particular que será capaz de entender os desafios que as mulheres e as raparigas adolescentes enfrentam são os indivíduos com filhas em idade escolar.
© iStock
Lifestyle A ciência explica
As experiências que os homens têm com as filhas tornam-nos provavelmente menos sexistas comparativamente a outros homens, revela uma pesquisa realizada pela London School of Economics, no Reino Unido.
Os homens que têm filhas a frequentar a escola primária ou secundária tornam-se mais sensíveis relativamente aos desafios que estas e o sexo feminino em geral enfrentam, algo que os cientistas chamam de efeito do ‘poder da mulher’.
Os resultados publicados no periódico científico journal Oxford Economic Papers, revelaram-se prometedores, já que mostraram ainda que as ideias estereotipadas daquilo que é considerado como sendo responsabilidade feminina ou masculina não são fixas e definitivas.
A equipa de cientistas analisou dados de indivíduos durante 21 anos (1991-2012).
Os cinco mil homens e as mais de seis mil mulheres que participaram no estudo foram questionados se concordavam com as seguintes inferências: ‘o papel do marido é ganhar dinheiro’ e ‘o papel da mulher é tomar conta da casa e das crianças’.
A maioria dos homens com filhas em idade escolar rejeitou essas normas convencionais – uns impressionantes 80%. Já os homens solteiros (que não eram pais) apresentaram uma probabilidade 37% maior de manter essas ideias tradicionais.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com