Paradoxo. Homens com este tumor vivem mais do que indivíduos saudáveis
Homens que sofrem de cancro da próstata vivem por mais tempo, comparativamente a indivíduos saudáveis – isto quando o tumor é diagnosticado num estágio inicial.
© iStock
Lifestyle A ciência explica
Os indivíduos que desenvolvem pequenos tumores são vistos com maior frequência por profissionais médicos, o que os especialistas afirmam faz com que por sua vez vivam por mais tempo.
Os cientistas sugerem que estes indivíduos vivem aliás em média cinco anos a mais comparativamente ao homem comum.
A taxa de sobrevivência para os homens que sofrem de cancro de estágio 1 sobe em 0,5% relativamente à população geral masculina, segundo o Instituto Nacional de Estatística britânico (ONS).
Inclusive aqueles que são diagnosticados com tumores de maiores dimensões que ainda não se propagaram, apresentam um melhor prognóstico do que a população masculina descrita como saudável.
Os médicos acreditam que tal paradoxo se deve ao facto destes doentes estarem mais atentos à sua saúde e serem submetidos mais regularmente a exames médicos.
O mesmo paralelo foi identificado na população feminina: mulheres que são diagnosticadas atempadamente com cancro da mama, também apresentam uma esperança média de vida superior a mulheres de boa saúde.
Um representante da ONS, salientou em declarações à publicação The Independent: “A mensagem é clara – os diagnósticos precoces de tumores salvam vidas. Esteja atento aos sinais emitidos pelo seu corpo".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com