Estes são os seis erros mais comuns na prática de musculação
Uma das queixas mais comuns entre os praticantes de musculação é a demora para os resultados começarem a aparecer, nomeadamente a definição e crescimento muscular
© iStock
Lifestyle Bom treino
A verdade é que o corpo necessita de tempo para responder ao treino, mas se após semanas ainda não sente quaisquer efeitos dos exercícios, o problema pode estar na forma como está a executar a atividade.
As pessoas que já se exercitam e, principalmente, os que se iniciam na prática, costumam cometer erros que interferem no ganho de massa muscular e no emagrecimento.
A seguir, conheça os seis erros mais comuns cometidos durante a realização de treino de força.
1. Deixar as costas curvadas
Esteja atento à postura durante a prática dos exercícios. "O ideal é manter a coluna ereta durante a execução dos movimentos para não causar lesões e sobrecarregar as articulações", explica a personal trainer Paula Loiola em declarações à publicação Minha Vida. Adicionalmente, muitos problemas de dores nas costas advêm da má postura.
2. Apertar demais a barra do aparelho
Se aperta as mãos com demasiada força à volta da barra poderá estar a sobrecarregar as articulações.
Segundo o personal trainer Edson Ramalho, essa atitude só cansa as mãos, causando dores e fadiga nos antebraços. "O ideal é envolver a mão por completo na barra (os cinco dedos encaixados), e segurar sem forçar, apenas repousando os dedos", explica o especialista à mesma publicação.
3. Fazer as séries à pressa
"A velocidade moderada nas séries contribui para um trabalho mais eficiente, enquanto que a rapidez descontrolada pode provocar fadiga muscular e impedi-lo até de terminar o treino", alerta Loiola.
Para o trabalho de hipertrofia, por exemplo, só alcançará resultados se fizer os exercícios a uma velocidade mais baixa. Mais ainda, apressar as repetições faz com que não respire corretamente, interferindo por sua vez na circulação sanguínea.
4. Usar a máquina de abdominais sem nunca ter fortalecido o abdómen
Esses aparelhos tendem a sobrecarregar a coluna lombar e, a longo prazo, tal causa problemas de postura ou lesões. "Comece por consumir uma dieta equilibrada e por realizar uma série de abdominais no chão para tonificar a barriga", diz Ramalho.
5. Não ajustar os aparelhos de acordo com o seu biótipo
Lembre-se de adequar os aparelhos de acordo com seu peso e altura. Se estiverem mal ajustados, além comprometer a biodinâmica do exercício, podem prejudicar a coluna lombar, forçar o músculo excessivamente e favorecer lesões.
6. Fazer a mesma série de exercícios sempre
A personal trainer Paula Loiola explica que o corpo necessita de estímulos diferentes para continuar a alcançar resultados eficazes, por isso, é importante modificar as cargas, as séries e o treino para atingir os objetivos.
Fuja da monotonia e peça se necessário um novo plano de treino ao seu PT.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com