Já treinou? As vantagens e desvantagens de se exercitar à noite
Treinar durante a noite já não é algo tão raro de se ver, comparativamente há alguns anos. Seja nos parques, na rua ou no ginásio, existem muitas opções para quem deseja manter-se ativo durante o período noturno. Mas será que treinar à noite faz bem ou faz mal?
© iStock
Lifestyle Deixe arder
Praticar exercício físico à noite acarreta as suas vantagens.
Relativamente à temperatura ambiente, geralmente esta é mais agradável durante o período noturno, sobretudo nos dias mais quentes de verão.
Nestas condições, a pessoa tende a treinar com mais facilidade e a obter resultados mais favoráveis, visto que o clima quente é um dos fatores que mais influenciam negativamente o desempenho físico no treino.
Outro benefício está relacionado com os níveis hormonais, é justamente neste período em que o corpo atinge o seu nível máximo. Ou seja, as condições fisiológicas do organismo encontram-se perfeitas para uma ótima performance.
Um estudo realizado pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, apurou que os treinos noturnos favorecem o aumento da massa muscular, para além de melhorarem a resistência física dos indivíduos.
Outra vantagem dos treinos noturnos está no número menor de obstáculos urbanos, sobretudo para quem opta por correr ou treinar na rua. Durante a noite, o número de pedestres e veículos é infinitamente menor do que durante o dia, ou seja, isso facilita e muito na realização de um treino mais confortável, com menos interrupções e distrações.
Desvantagens
Os especialistas alertam que treinar à noite pode prejudicar a qualidade do sono, especialmente entre aqueles que já sofrem de insónias. Nomeadamente, a atividade física intensa no período que antecede até quatro horas o momento de dormir.
O exercício dispara os níveis de adrenalina no corpo e no cérebro, acionando hormonas como a serotonina, que promove o bem estar, mas também a hormona do stress conhecida por cortisol. Ou seja, os indivíduos acabam por permanecer despertos e em estado de alerta por mais tempo, o que faz com que o corpo não consiga alcançar a fase do sono profundo conhecida como REM.
Se sofre de distúrbios do sono e ainda assim não consegue praticar exercício físico durante o dia, então opte por realizar atividades como caminhadas, yoga, pilates, alongamentos e treinos moderados. Lembre-se que preservar o sono é essencial tanto para a saúde física como a mental.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com