Cérebro humano está programado para beijar (e muito)
Beijar é bom e é uma atividade natural. Aliás, uma pesquisa recente indica que o cérebro humano está programado para beijar e que entra em ‘piloto automático’ no momento em que a magia acontece.
© iStock
Lifestyle A ciência explica
Durante o beijo, o cérebro humano está programado para fazer com que viremos a cabeça para a direita, e isso vale para praticamente todas os indivíduos, já que é assim que as bocas se juntam de forma mais confortável.
Outro dado curioso sobre o beijo é o facto de que, em 79% das vezes, quem toma a iniciativa de beijar é o homem, nomeadamente no caso de relacionamentos heterossexuais. De acordo com Rezaul Karim, o autor principal do estudo, essa programação cerebral automática não é inconscientemente, já que reproduzimos automaticamente atitudes que podem ser vistas como preconceituosas.
O estudo
Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores contaram com a ajuda de 48 casais, originários do Bangladesh, onde o estudo foi realizado e local onde estas demonstrações públicas de afeto não são bem vistas. “Este é o primeiro estudo a mostrar diferenças sexuais no início do beijo, os homens apresentam uma maior probabilidade de tomar a iniciativa”, disse Karim.
O cientista afirmou, ainda, que a pesquisa comprova que a inclinação da cabeça para a direita é feita por quem toma a iniciativa do beijo, e que isso tende a modular a direção dos movimentos que são realizados durante a troca de saliva.
Beijo cultural
Para o co-autor da pesquisa, Michael Proulx, é importante estudar a cultura do beijo entre pessoas que não aprenderam a beijar a ver filmes ocidentais: “Acontece que nós, como seres humanos, somos semelhantes, mesmo que os nossos valores sociais sejam diferentes”, explicou
O estudo comprovou ainda que quando a pessoa que toma a iniciativa de beijar é canhota, esta tende a inclinar a cabeça para a esquerda, e a pessoa que é beijada, sendo canhota ou não, tende a seguir o comando de quem toma a iniciativa, inclinando também a cabeça para essa direção.
Os cientistas creem que a inclinação da cabeça tem a ver com as hormonas que são libertadas quando estamos excitados. Como o cérebro geralmente divide tarefas pelos hemisférios, quando há um grande aumento de testosterona, por exemplo, ocorre um desequilíbrio de um dos lados, o que faz com que inclinemos a cabeça.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com