Realizar estas tarefas domésticas aumenta a expetativa de vida
Lavar pratos, limpar a casa e dobrar roupa são tarefas nem sempre muito agradáveis, mas que segundo um novo estudo aumentam o tempo de vida.
© iStock
Lifestyle A ciência explica
Uma pesquisa realizada por investigadores da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, apurou que realizar atividades leves e regulares, como dobrar roupa e limpar a casa pode acarretar benefícios significativos para a saúde, inclusive prolongar a esperança média de vida, segundo informações divulgadas pela publicação Science Daily.
Para o estudo foram consideradas apenas mulheres de idades compreendidas entre os 65 e 99 os anos. As voluntárias foram monitorizadas por cerca de quatro anos e meio, usando durante todo o dia um aparelho de medição denominado de acelerómetro, enquanto realizavam as suas atividades diárias.
Constatou-se que 30 minutos de atividade física leve por dia, diminuiu o risco de mortalidade em 12% das voluntárias, enquanto as que realizaram 30 minutos de atividade moderada, como andar de bicicleta a um ritmo calmo ou caminhada rápida, apresentaram um risco 39% menor.
“Melhorar os níveis de atividade física leve e moderada pode ser quase tão eficaz quanto praticar exercício regular rigoroso de prevenção de doenças crónicas“, disse Andrea LaCroix, PhD, autora sénior do estudo e professora do Departamento de Medicina Familiar e Saúde Pública da UC San Diego. “Não é necessário correr maratonas para nos mantermos saudáveis. O paradigma precisa mudar quando pensamos em ser ativos”.
Muito do que fazemos diariamente pode melhorar a nossa saúde, como caminhar até a caixa de correio, passear pelo bairro, dobrar roupa e arrumar a casa. Atividades como estas são responsáveis por mais de 55% do número de indivíduos mais velhos que são ativos”.
O estudo também descobriu que o benefício da atividade física leve se estendeu a todos os subgrupos examinados, incluindo diferentes origens raciais e étnicas, mulheres obesas e não obesas, mulheres com alta e baixa capacidade funcional e mulheres com idade acima de 80 anos.
“Quando nos levantamos do sofá e da cadeira e nos movemos, estamos a fazer boas escolhas e a contribuir para a nossa saúde”, referiu LaCroix. Então, pense duas vezes antes de se recusar a limpar a casa ou lavar as louça!
O estudo inédito foi publicado no periódico científico Journal of the American Geriatrics Society.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com