Caminhar enquanto mastiga pastilha pode ajudar a emagrecer. Sim, leu bem
Novo estudo sugere que as duas atividades quando realizadas ao mesmo tempo aceleram drasticamente o metabolismo.
© iStock
Lifestyle Corpo de verão
Segundo uma pesquisa conduzida por investigadores da Graduate School of Sport Sciences, da Universidade de Waseda, no Japão, mastigar pastilha elástica durante a caminhada pode auxiliar na perda de peso.
Os investigadores salientam que o estudo, realizado com cerca de 50 pessoas entre 21 e 69 anos, revela que os dois processos (a mastigação e a caminhada) quando feitos ao mesmo tempo aumentam a frequência cardíaca e consequentemente o gasto calórico.
Para efeitos daquela pesquisa, os académicos dividiram os participantes em dois grupos: o primeiro caminhou a uma velocidade moderada enquanto mastigava duas pastilhas e o segundo andou à mesma velocidade, mas sem ingerir aquela guloseima.
Durante a experiência, a variação da frequência cardíaca das pessoas que mastigavam pastilha foi significativamente maior em relação à dos participantes que apenas caminharam.
Os investigadores concluíram que a mastigação durante a caminhada pode alterar as funções físicas e fisiológicas do organismo.
“A mastigação aumentou o ritmo cardíaco e acelerou as funções metabólicas durante a caminhada”, afirmou Masashi Miyashita, um dos responsáveis pelo estudo.
Segundo ele, no entanto, o hábito de mastigar pastilha não traz benefícios reais para a saúde.
O estudo original foi publicado no periódico científico Physical Therapy Science.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com