Entenda como guardar dentes de leite pode salvar a vida dos seus filhos
Manter os dentes de leite dos seus filhos poderá salvar a vida dos mesmos no futuro
© iStock
Lifestyle A ciência explica
As células estaminais têm a capacidade de se transformarem em qualquer célula que componha o organismo humano – o que significa que são extremamente úteis no combate a inúmeras doenças.
E agora os cientistas alertam para que os pais guardem os dentes de leite dos filhos e não apenas pelo valor sentimental inerente. Tal, deve-se ao facto de que as células estaminais encontradas na medula óssea, estão presentes em abundância nos primeiros dentes das crianças.
De acordo com a agência norte-americana United States National Centre for Biotechnology Information, estas células podem ser utilizadas no futuro para curar vários tipos de cancro ou diabetes.
Podem ainda ajudar no crescimento de tecido ocular e dos ossos, até 10 anos após os dentes terem caído.
A extração de medula óssea pode ser extremamente dolorosa, e através da recolha de células estaminais da dentição os jovens não teriam que passar por esse processo.
Em termos práticos, tal implica que uma criança que desenvolva cancro até aos 10 anos pode potencialmente ser tratada a partir de células estaminais presentes nos seus dentes de leite.
A pesquisa inovadora conduzida por cientistas britânicos foi publicada no periódico científico JAMA Pediatrics.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com