Chá de amendoim: Conheça seis superpoderes desta infusão
O chá desse fruto seco consegue reduzir, em 30%, a probabilidade de desenvolver diabetes, mas há mais!
© iStock
Lifestyle Fruta
Se é do tipo de pessoa que gosta de experimentar diversos tipos de chás, certamente já se deparou com o chá de amendoim. Porém, sabe quais são os benefícios de ingerir regularmente esta infusão?
Para solucionar essas e outras dúvidas, o site Chá Benefícios e a revista Terra divulgam uma receita deste poderoso chá e as vantagens para a sua saúde. Diga sim.
Receita de chá de amendoim:
Ingredientes
2 xícaras de água;
1 litro de leite magro;
1 lata de leite condensado light;
1 xícara de amendoins torrados.
Modo de preparação
Coloque a quantidade de amendoins indicada na receita numa liquidificadora. Acrescente também os demais ingredientes e bata de uma só vez.
Ao retirar a mistura da liquidificadora, leve tudo ao lume e espere que ferva. Chegando a essa fase, desligue o fogo e espere que arrefeça antes de servir.
Propriedades e benefícios do amendoim
O amendoim é um grão bastante versátil. Além de poder ser consumido in natura, o amendoim pode ser incluído na preparação de diversos pratos, sendo eles doces ou salgados.
É um fruto rico em minerais como cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio. Contendo ainda elevadas doses de vitaminas B e E.
Estudos apontam que o amendoim possui ainda, na sua composição química, HDL, o conhecido colesterol bom. Juntando todas essas vantagens, o amendoim é capaz de evitar e tratar uma série de doenças.
Protege o sistema nervoso
Por conter vitamina B3 o amendoim protege contra o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer, além do mais, o avanço da idade também pode acarretar declínio cognitivo, que pode igualmente ser evitado a partir do consumo do grão.
Proteção contra o cancro
Substâncias como os fitoesteróides, ácido fítico, ácido fólico e resveratrol são vistas como imprescindíveis para evitar doenças como o cancro do cólon, diga-se de passagem, o terceiro tipo de cancro mais comum e mais letal no mundo.
Segundo um estudo, quem consome amendoins pelo menos duas vezes por semana, que é a dose recomendada, apresenta uma redução de 58% de probabilidade de desenvolver cancro do cólon nas mulheres e 27% em homens.
Combate os radicais livres
A presença de substâncias como os polifenóis, especialmente o ácido p-cumárico, agregam ao amendoim o benefício de antioxidação. Ou seja, este combate os radicais livres, evitando alguns danos no organismo.
Entre os principais, destaque para o desenvolvimento de doenças cardíacas, alguns tipos de tumores e evita ainda o envelhecimento precoce das células.
Construção muscular
Por ser considerado um alimento de origem vegetal, o amendoim é rico em proteínas, nutriente essencial para o ótimo funcionamento do organismo. Essas proteínas são constituídas, na sua maioria, por aminoácidos que são essenciais para a construção muscular.
Prevenção da diabetes
Uma pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association constatou que a ingestão regular de manteiga de amendoim pode ser benéfica para reduzir, em 30%, as chances de desenvolver o diabetes.
Perda de peso
Quando consumido em quantidades moderadas, o amendoim pode ajudar a eliminar o peso extra. Ele funciona mais ou menos como a castanha, que também é uma fonte de gordura boa para o organismo, mas se consumida em pequenas quantidades.
Além do mais, o amendoim está repleto de fibra, o que prolonga a sensação de saciedade. A combinação de gordura, proteína e de hidratos de carbono, além de contribuir para inibição da fome, evita a sensação de privação.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com