Alternativas ao açúcar. São realmente melhores?
Nutricionista explica.
© iStock
Lifestyle Alimentos
Não novidade dizer que o açúcar deve ser ingerido com moderação, já que pode causar estragos nos dentes e na pele e está associado à obesidade, que pode aumentar o risco de contrair diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
O problema é que o açúcar refinado está em todo o lado - muitas vezes esconde-se nos seus cereais matinais, nos seus molhos, entre outros.
Para reduzir este consumo, algumas pessoas confiam em alternativas naturais, mas, segundo um artigo do Independent, os chamados 'substitutos saudáveis do açúcar' podem não ser tão bons quanto pensa.
“Com as alternativas ao açúcar, é muito importante lembrar que há muito pouca diferença entre eles”, diz a nutricionista Sophie Medlin ao jornal britânico. “Embora o açúcar refinado tenha sido demonizado e as alternativas tenham sido validades pela comunidade de bem-estar, é importante lembrar que a maioria deles tem o mesmo efeito no nosso açúcar no sangue, produção de insulina e saúde oral".
Alguns exemplos:
Açúcar de coco
“O açúcar de coco às vezes contém fibra prebiótica, que alimenta as nossas bactérias boas e está ligada à libertação mais lenta de carboidratos”, explica a nutricionista. "Dito isto, deve ter em mente que isso ainda vai causar os mesmos picos de açúcar no sangue e cáries dentais que obtém com o açúcar refinado".
Mel
O mel tem algumas coisas a seu favor. “Contém traços de nutrientes úteis, como antioxidantes e vitaminas B, mas ainda tem quase exatamente o mesmo efeito sobre o açúcar no sangue e os dentes que o açúcar”, diz Medlin.
Stevia
“A stevia é feita de uma planta e é 200-300 vezes mais doce que o açúcar refinado, com muito poucas calorias”, explica a nutricionista. “Isso significa que pode fornecer a doçura que desfrutamos do mel ou açúcar, mas sem promover ganho de peso ou causar picos de açúcar no sangue".
O único problema? “Algumas pessoas notam um gosto amargo ou persistente com a stevia".
Leia Também: Sem farinha, açúcar ou ovos! Prepare este delicioso bolo de caneca
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com