Reduzir as calorias ou jejum intermitente? Estudo diz qual o mais eficaz
Graças a uma equipa de investigadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, foi possível encontrar a resposta.
© Shutterstock
Lifestyle Dietas
Hoje em dia, emagrecer envolve dietas muito complexas ou restritivas, no entanto, segundo um novo estudo, a mais simples, ou seja, reduzir ao número de calorias ingeridas, é a mais eficaz. Os investigadores sugerem ainda que é melhor do que o tão popular jejum intermitente.
Publicado na Journal of the American Heart Association, revista científica, o estudo analisou, no total, 500 pessoas, com uma idade média de 51 anos, em Maryland e na Pensilvânia, Estados Unidos.
Leia Também: Métodos saudáveis que podem ajudá-lo a perder peso sem fazer dieta
Cerca de 240 indivíduos eram obesos, 169 tinham excesso de peso e 138 estavam com um peso saudável. Todos registaram a sua alimentação diária.
Após seis meses, os investigadores perceberam que, no geral, a contagem de calorias era o único fator importante quando se tratava de perda de peso.
Concluíram ainda que esperar um longo período de tempo, entre as refeições, ou não comer algumas horas antes de dormir, não tinha efeitos na perda de peso, além da ingestão calórica.
"As nossas descobertas não apoiam o uso de alimentação com restrição de tempo [jejum intermitente] como uma estratégia para perda de peso a longo prazo na população em geral", explicam os investigadores, no estudo, citado pelo jornal DailyMail.
Leia Também: Se quer realmente perder peso, pare de acreditar nestas dicas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com