Meteorologia

  • 27 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

ONU "extremamente preocupada" com atuação do Presidente do Burundi

As Nações Unidas mostraram-se hoje "extremamente preocupadas" com a atuação do Presidente do Burundi, Evariste Ndayishimiye, que nomeou governantes que gozam de impunidade total, mesmo enfrentando sanções internacionais por alegados abusos de direitos humanos em 2015.

ONU "extremamente preocupada" com atuação do Presidente do Burundi
Notícias ao Minuto

11:52 - 17/09/20 por Lusa

Mundo Burundi

De acordo com o relatório hoje divulgado, citado pela AP, a ONU diz que homicídios seletivos, intimidações e abusos sexuais de homens e mulheres foram cometidos contra os dirigentes da oposição nas vésperas das eleições de maio nesta nação da África Oriental.

As crianças foram obrigadas a participar em reuniões partidárias e até a votar "com boletins de voto de eleitores mortos ou exilados", lê-se no relatório, que dá ainda conta de que algumas das práticas alegadamente levadas a cabo pela juventude partidária do partido Imbonerakure, no poder, pela polícia e por agentes do Serviço Nacional de Inteligência podem constituir crimes contra a humanidade.

O relatório alerta ainda que os abusos sexuais são "uma ferramenta usual de recolha de informações" por parte das autoridades, muitas vezes durante a detenção dos opositores do governo.

O Presidente Evariste Ndayishimiye tomou o poder depois da morte de Pierre Nkurunziza, em junho, alegadamente devido a um ataque cardíaco.

Os abusos que aconteceram depois de Nkurunziza ter decidido, em 2015, candidatar-se a um terceiro mandato considerado inconstitucional, resultaram numa onda de violência que fez também com que o Burundi saísse do Tribunal Penal Internacional e expulsasse os membros do gabinete de direitos humanos da ONU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório