Israel diz que desmantelou rede de espionagem que recrutava mulheres
Envolvidas no caso estão quatro mulheres judias de ascendência iraniana, que a agência de segurança interna diz terem sido recrutadas por um homem no Facebook.
Mundo Espionagem
Uma agência de segurança interna de Israel diz ter desmantelado uma rede de espionagem iraniana que recrutava mulheres no Facebook. De acordo com a BBC, cinco israelitas foram detidos e estão acusados de espionagem.
Envolvidas no caso estão quatro mulheres judias de ascendência iraniana, que a agência de segurança interna diz terem sido recrutadas por um homem, um iraniano chamado 'Rambod Namdar', que dizia ser um judeu que vivia no Irão.
Estas quatro mulheres tinham de tirar fotos de sites sensíveis, monitorizar as medidas de segurança e fazer ligações com políticos. Após o recrutamento no Facebook, as comunicações passavam com maior frequência através de mensagens criptografadas da rede social WhatsApp. Em troca receberam milhares de dólares.
A defesa das mulheres disse que estas desconheciam a identidade de 'Namdar' e não tinham intenção de prejudicar a segurança de Israel.
O Shin Bet, o serviço de inteligência interno, disse que este era um "caso sério" e que as mulheres enfrentavam "acusações graves".
Leia Também: Israel apela à calma após confrontos no deserto do Neguev
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com