Metsola realça que PE cumpriu o seu papel na aprovação da Comissão Europeia
A presidente do Parlamento Europeu (PE), Roberta Metsola, destacou hoje que a instituição cumpriu o seu papel uma semana adiantada face à última legislatura, ajudando uma nova Comissão Europeia a iniciar o seu mandato.
© FREDERICK FLORIN/AFP via Getty Images
Mundo Comissão Europeia
"Está feito", disse Metsola, adiantando que o PE "esteve à altura" das suas responsabilidades nas varias etapas do processo de confirmação do novo executivo comunitário -- desde a eleição de Ursula von der Leyen para mais cinco anos como líder da Comissão à aprovação, hoje, do Colégio de Comissários, passando pelas audições aos 26 candidatos indigitados pelos Estados-membros.
"Foi um voto de confiança em tempos turbulentos, em tempos de mudança", salientou ainda Metsola, indicado que o calendário esteve um ano adiantado em relação ao primeiro mandato de von der Leyen, em 2019.
"Estivemos à altura das nossas responsabilidades", sublinhou, acrescentando que as instituições irão agora trabalhar em conjunto, cooperando num espírito de confiança mútua.
A presidente do PE destacou ainda que a aprovação da nova equipa confirmou ainda "o consenso baseado na confiança" das forças pró-europeias do hemiciclo -- o Partido Popular Europeu (inclui PSD e CDS), os Socialistas e Democratas (inclui o PS) e os Liberais (inclui a IL) -- após estes terem conseguido um acordo que resultou numa maioria de votos a favor da Comissão VDL2.
Os eurodeputados aprovaram hoje a composição da próxima Comissão Europeia de Ursula von der Leyen, incluindo Maria Luís Albuquerque com a pasta dos Serviços Financeiros e da União da Poupança e dos Investimentos, com 370 votos favoráveis, 282 contra e 36 abstenções.
Leia Também: Von der Leyen fala num "bom dia para a Europa" após aprovação de Comissão
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com