E se houvesse um incêndio? Parque das Nações vai ser palco de simulacro
Exercício visa testar a coordenação e os procedimentos entre as diversas entidades responsáveis pela proteção, socorro e intervenção em cenários de crise.
© iStock
País Cenário
A EDP Distribuição anunciou que vai realizar um simulacro na zona do Parque das Nações, esta terça-feira, para testar a coordenação entre várias entidades perante um cenário de crise. O início está previsto para as 9h15.
Estarão envolvidas nesta iniciativa a Climaespaço, o Hospital CUF Descobertas, o Oceanário de Lisboa, a Proteção Civil, o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, a PSP e entre outros, de acordo com um comunicado da elétrica, ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso.
Este exercício visa testar a resposta a "eventos excecionais", tais como, tempestades, incêndios ou inundações.
Deste modo, o simulacro terá início com um incêndio numa subestação, ou seja, numa instalação de alta tensão que distribui a energia para os consumidores de média e baixa tensão.
Depois será simulada a interrupção do fornecimento de energia elétrica no Parque das Nações, a instalação de um gerador de emergência e, ainda, o pedido de apoio do hospital CUF Descobertas pela falha no arranque do gerador da unidade de saúde.
Será depois simulada a reposição do fornecimento de energia com a instalação de uma central de geração móvel, na Alameda dos Oceanos. O exercício deverá terminar por volta das 13h00.
"O simulacro será determinante para antecipar a incerteza e a ameaça, reduzir o risco, evidenciar fragilidades na capacidade de resposta e reforçar a articulaçao com as entidades responsáveis pela proteção e intervenção em cenários de crise, com vista a desenvolver estratégias de articulação", refere a EDP Distribuição, no mesmo comunicado.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com