Vila Pouca de Aguiar começou a ceder aos meios no início da noite
O incêndio em Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, está a ceder aos meios e as equipas de combate esperam ter o fogo "praticamente todo dominado" até às 06:00, adiantou hoje fonte da Proteção Civil.
© Global Imagens
País Vila Pouca de Aguiar
O segundo-comandante distrital de operações de socorro de Vila Real, Artur Mota, explicou que o incêndio, que teve início na quarta-feira, tem ainda "três frentes ativas com alguma intensidade".
"Temos máquina rastos a tentar consolidar estas três frentes, uma em direção da aldeia de Reboredo, que já não oferece qualquer perigo mas temos de consolidar para amanhã não voltar a colocar em perigo a localidade", precisou Artur Mota, num ponto da situação aos jornalistas pelas 00:00.
Artur Mota referiu que a subida da humidade para os 80% criou "condições mais propicias para combater o incêndio e consolidar o rescaldo".
"É sempre ingrato porque durante o dia as temperaturas sobem muito e o vento leva a grandes preocupações. A acalmia da noite permite fazer faixas de perímetro de defesa das aldeias", salientou ainda.
As forças de combate estão a operar com três máquinas de rasto de forma a criarem faixas de contenção que permitam depois fazer a vigilância ou rescaldo, segundo Artur Mota.
Com o incêndio a lavrar há mais de 24 horas, o segundo-comandante distrital de operações de socorro de Vila Real adiantou ainda que estão a deslocar-se para a localidade transmontana três grupos, de Lisboa, Aveiro e Coimbra.
"Vamos aproveitar pessoal que vem fresco e vamos pôr o nosso, ou seja, deste distrito, a descansar, para amanhã à tarde, se precisarmos deles, tê-los disponíveis", realçou.
O incêndio que deflagrou na quarta-feira em Revel, Vila Pouca de Aguiar, avançou durante o dia de quinta-feira para Reboredo e Vales, localidades do mesmo concelho.
Ao início da noite de quinta-feira, Artur Mota tinha referido que o incêndio que lavra em Vila Pouca de Aguiar passou durante a tarde dos cerca 300 hectares para os cerca de 1.400 hectares de área ardida.
Segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o fogo de Vila Pouca de Aguiar mobilizava, pelas 00:30, 432 operacionais e 141 viaturas.
O alerta para este fogo foi dado às 17:14 de quarta-feira e, em pouco tempo, verificou-se uma grande mobilização de meios para esta ocorrência que teve uma progressão muito rápida em zona de pinhal.
Leia Também: Trás-os-Montes. Dois fogos mobilizavam quase 600 bombeiros às 00:30
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com