Vila Nova de Foz Côa aprova orçamento de 20,1 milhões de euros para 2025
A câmara de Foz Côa aprovou esta segunda-feira, com um voto contra da oposição socialista, um orçamento com montante global de cerca de 20,1 milhões de euros para 2025, mais três milhões de euros face ao de 2024.
© Wikimedia Commons
País Vila Nova de Foz Coa
Nesta reunião, a oposição PS fez-se apenas representar pela vereadora Cintia Manso face à ausência de Vítor Sobral, já que esta força política tem dois vereadores eleitos na oposição contra três no poder eleitos pelo PSD.
"Este orçamento é maior que o de 2024 em mais três milhões de euros. O ano de 2024 foi de elaboração de projetos, porque fechámos em 2023 o programa comunitário 2020. Em 2024 iniciámos o programa Portugal 2030 e o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Agora vamos lançar e concretizar vários projetos", explicou o presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, João Paulo Sousa (PSD).
O autarca social-democrata de Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, disse ainda que este orçamento poderá chegar aos 27 ou 28 milhões de euros depois da transferência "da conta de gerência".
João Paulo Sousa destacou obras como o 1º Direito com 10 milhões de fundos do PRR, a que se juntam no mesmo programa a requalificação da Escola Secundária Dr. Adão Carrapatoso com uma dotação de 4,1 milhões de euros.
"Do programa Portugal 2030, há fundos que vêm através da Comunidade Intermunicipal (CIM) Douro e neles estão incluídas a modernização da administrativa, proteção civil e abastecimento de água. Neste programa há dois milhões de euros destinados à construção das piscinas cobertas, que é a obra maior ", indicou o autarca.
Outras das obras previstas é o Centro de Recolha Animal com 1,5 milhões de euros de dotação.
Já no campo fiscal, o executivo de Vila Nova de Foz Côa prevê manter a taxa de IMI nos valores mínimos (0,3%).
Em sede IRS, o orçamento municipal prevê a manutenção da taxa máxima fixada nos 5%.
Contactados pela Lusa, os vereadores eleitos nas listas do Partido Solicita (PS) remeteram para mais tarde uma posição relativa ao documento, após reunião da Comissão Política Concelhia de Vila Nova de Foz Côa, daquela força política prevista para o início de dezembro.
No entanto, os eleitos pelo PS consideram que este orçamento "é eleitoralista e despesista, sem visão para o futuro".
"Este orçamento é enganador", vincaram os eleitos pelo PS, na autarquia de Vila Nova de Foz Côa.
O orçamento vai ser submetido à apreciação e votação na Assembleia Municipal agendada para o dia 13 de dezembro.
Tanto o executivo municipal e a assembleia municipal são de maioria PSD.
Leia Também: Joana Vasconcelos apresenta 'Jardim do Éden' em Vila Nova de Foz Côa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com