Barcelos investe 240 mil euros na iluminação e na animação de Natal
O município de Barcelos vai investir cerca de 240 mil euros na animação de Natal 2025, que contempla cerca de 60 atividades, foi hoje anunciado.
© Município de Barcelos/Facebook
País Natal
Em comunicado, o município refere que, daquele investimento, 170 mil euros destinam-se às iluminações, sendo o restante para as atividades previstas.
Para o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, trata-se de "um bom investimento, principalmente focado no fomento da tradição, da cultura, da animação, do convívio e da economia".
"Todo o ambiente que preparámos vai contribuir fortemente para a potenciação, dinamização e sustentabilidade do nosso comércio local", referiu.
A inauguração das iluminações está marcada para sexta-feira, pelas 18:30.
As iluminações "acenderão" ruas, praças e largos, privilegiando também alguns dos monumentos do centro histórico de Barcelos, como a Ponte Medieval sobre o rio Cávado, a Casa da Azenha, os Paços dos Condes, os Paços do Concelho, a Torre Medieval e o Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz.
No total, incidem sobre cerca de 50 locais distintos, dos quais onze ruas, dez largos e praças, seis rotundas e sete monumentos, a que se somam a Frente Ribeirinha, o Campo da Feira e o Parque da Cidade.
A programação estende-se até 25 de dezembro, destacando o município algumas "inovações", entre as quais o mercado de Natal com praça de alimentação, situado na Alameda das Barrocas, local onde também se vão realizar festas temáticas.
Realce também os dois túneis de luz dinâmicos, as ações jacobeias e os concertos descentralizados pelas freguesias e pelas igrejas da cidade.
O carrossel parisiense, o trenó do Pai Natal, a charrete de Natal, a bola interativa e o pinheiro ornamentado com 30 metros de altura são outros dos atrativos, a par das exposições de presépios, concertos musicais, recitais, espetáculos de dança, teatro e outras performances, desfile natalício motard, sessões de contos, workshops, programas educativos, concurso "Barcelos Doce", e comboio de Natal pelas ruas da cidade.
Leia Também: Viana do Castelo investe 400 mil euros em atividades de Natal
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com