Como tornar o mundo melhor? Sociedade civil portuguesa responde
As recomendações de organizações da sociedade civil para o mundo ser melhor até 2030 vão ser hoje apresentadas na Assembleia da República, num seminário sobre o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Portugal.
© iStock
País Seminário
Organizações não-governamentais e representantes de vários setores sociais pensaram ao longo de 2016 como melhorar a coesão social, a igualdade de género, o clima, os oceanos, combater a desigualdade, a fome e a pobreza.
"É muito importante vermos que temos todo o nosso tecido social, todos os atores e protagonistas verdadeiramente empenhados nesta agenda 2030, na concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável e também comprometidos na sua contribuição", disse à agência Lusa a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.
As recomendações serão analisadas pelo Governo e incluídas num relatório que será apresentado em julho nas Nações Unidas, em Nova Iorque, uma "jogada de antecipação" de Portugal, que faz parte do grupo de cerca de 40 países que decidiram apresentar voluntariamente o estado da arte no que toca aos objetivos de desenvolvimento sustentável, adotados na Cimeira das Nações Unidas que se realizou em 2015.
A ideia é que estes objetivos norteiem os governos e decisores nas políticas que adotem.
Além de Teresa Ribeiro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participa no encerramento do seminário, em que também se debaterá o papel do parlamento português para atingir os objetivos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com