Provavelmente não passeia o seu cão tempo suficiente, avisam cientistas
De acordo com um estudo conduzido por investigadores da Universidade de Sydney, na Austrália, 40% dos cães não passeiam tempo suficiente. E você já levou hoje o seu melhor amigo à rua?
© iStock
Lifestyle Cães
Os cães precisam de passear devido a vários motivos. Para além da prática de exercício físico ser fundamental para a manutenção da saúde canina, os passeios regulares permitem-lhes socializar com outros cães, explorar novos e aliciantes aromas para além do ambiente doméstico familiar e brincar.
Os passeios permitem ainda que estes animais passem mais tempos de qualidade com o seu humano. Ligação esta que não deve ser desvalorizada e que apresenta benefícios mentais de bem estar tanto para o bicho como para o dono.
Finalmente, sem a prática de exercício suficiente os cães podem desenvolver vários problemas físicos, tais como musculares, cardiovasculares ou doenças metabólicas, e distúrbios comportamentais, que são por sua vez manifestações de frustração e de irritabilidade.
Mas afinal durante quanto tempo devem caminhar?
A quantidade exata de atividade dependerá da idade, raça e tamanho do cão.
Ainda assim, o mesmo estudo australiano apurou que os donos devem idealmente passear os seus cães durante 1 hora por dia – 30 minutos de manhã e 30 minutos à noite.
Salientando, que nos casos de animais mais idosos o período de passeio poderá ser menor. Caso o cão tenha problemas de saúde ou seja demasiado velho, então apenas 20 minutos na rua poderão fazer milagres pelo seu bem estar físico, motor e psicológico.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com