Treinos mais longos que 13 minutos são desperdício de tempo. Como assim?
Esta é a conclusão de um estudo científico que gera dúvidas, mas suscita interesse.
© iStock
Lifestyle Estudo
Diz a ciência que treinar mais do que 13 minutos é exagero e apenas este tempo garante resultados. Para quem treina por obrigação e sem vontade, esta ideia é bastante aliciante e facilmente muitos a irão utilizar como argumento para treinar por um quarto de hora (menos dois minutos).
Mas de onde vem esta ideia? Do Medicine & Science in Sports & Exercise, para sermos precisos. Foi nesta publicação que se apresentou as conclusões de um estudo onde foi analisado o treino de 34 especialistas do mundo do fit que se submeteram a três tipos de rotina de treino.
A amostra, que praticou sempre os mesmos exercícios, foi dividida em três grupos, em cada qual os tempo de treino foi diferente: 13, 40 ou 70 minutos. Ao contrario do esperado pelos cientistas, após o tempo de análise a melhoria em termos de força foi praticamente a mesma nos três grupos, ou seja, fazer uma ou cinco repetições de um mesmo exercício não resulta em grandes diferenças. Por outro lado, a massa muscular ganha era mais evidenciada em quem treinava por mais tempo (aqueles que completavam três ou cinco repetições de cada exercício.
Tais resultados levaram os especialistas a concluir que, àqueles a quem o interesse é apenas melhorar a força e não propriamente criar músculo, 13 minutos de treino será suficiente. Boas notícias para quem não gosta deste tipo de treino. Resta-lhe perceber que exercícios deve fazer neste tempo e como os realizar sem risco de lesões.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com