Treinar mais para dormir melhor. Mas tem de fazer assim
Praticar exercício físico muito próximo da hora de dormir não é aconselhado, mas o treino pode de facto ajudar ao sono
© iStock
Lifestyle Sono
Não se deixe enganar. É errada a ideia de que, quando se treina próximo da hora de dormir, ficamos tão cansados que adormecemos mais rápido e dormimos melhor.
Pode até adormecer mais rápido, mas o sono não será benéfico nem profundo como devia, pois o corpo está acelerado e excitado pelo exercício a que foi submetido, e os efeitos continuam mesmo depois do treino
Falta de sono de qualidade é um problema na sociedade atual, e a solução pode de facto estar no seu treino. Para tal, especialistas apontam que os melhores treinos serão os aeróbicos e de força, embora tal se tenha provado em análises, não se sabe ao certo qual a relação.
Outra vertente, esta sim, comprovada, associa o treino à redução de ansiedade que é um problema que afeta o sono. Mas para que tal funcione, além de se ter em consideração que o processo de melhoria de sono será gradual, deve-se respeitar a regra mais óbvia: o treino não pode retirar horas de sono, ou seja, se o ideal para si será dormir oito horas de sono, não deve dormir menos uma ou duas para treinar de manhã nem tão pouco deitar-se mais tarde porque treinou à noite. Pode sim ajustar o seu horário e se sabe que vai treinar de manhã, deite-se mais cedo.
Mas voltando aos treinos ao final do dia, qualquer treino superior a 20 minutos deve acontecer pelo menos três horas antes de se deitar. Assim dará tempo para o corpo arrefecer e voltar à calma para bem seguir a rotina normal que o organismo deve seguir desde o momento em que se deita até que adormeça.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com