Teste simples deteta risco de demência antes dos primeiros sintomas
A investigação foi publicada na revista Neurology.
© Shutterstock
Lifestyle Demência
Segundo uma investigação publicada na revista Neurology, pode estar a chegar um novo teste capaz de identificar o risco de demência ainda antes de surgirem os primeiros sintomas.
O novo exame é chamado de SOMI, de Stages of Objective Memory Impairment. Com recurso a uma série de imagens, os pacientes são convidados a recordar o que viram.
Leia Também: Novo teste de sangue consegue detetar risco de Alzheimer com precisão
O objetivo deste processo é classificar as capacidades de memória através de cinco estágios. Os que se situam nos estágios três e quatro enfrentam um risco três vezes maior de demência do que os que ficaram no estágio zero.
"O SOMI consegue identificar pessoas cognitivamente normais com alto risco de progressão clínica", refere Ellen Grober, do departamento de neurologia do Albert Einstein College of Medicine, dos Estados Unidos.
Esta investigação contou com 969 participantes entre os 40 e os 100 anos. Ellen Grober refere que este não é um simples teste de memória uma vez que "começa com uma fase de estudo".
"A deteção precoce pode ajudar os indivíduos e os profissionais de saúde a tomar medidas para controlar os sintomas, planejar o futuro e potencialmente retardar a progressão da causa do declínio cognitivo", continua Ellen Grober.
Leia Também: Estudo avalia impacto das desigualdades em pessoas com demência
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com