Certos medicamentos podem aumentar o risco de demência. Saiba quais
Leia as conclusões de um novo estudo.
© Shutterstock
Lifestyle Demência
Sim, um novo estudo, disponibilizado esta quarta-feira, sugere que tomar medicamentos para o refluxo pode aumentar significativamente o risco de demência. Aliás, mais especificamente, a associação foi encontrada nos indivíduos que já o utilizavam durante quatro anos e meio ou mais tempo.
Publicado na edição online da Neurology o estudo incluiu quase seis mil indivíduos, com 45 anos ou mais, e que não sofriam de demência no início do estudo. Tinham uma idade média de 75 anos e foram acompanhados ao longo de cinco anos.
Leia Também: Demência. Aqui está a solução que faltava descobrir?
Todos foram divididos em grupos e, entre os participantes, cerca de 26% tomavam estes medicamentos. Depois de analisarem outros fatores, como idade, sexo, assim como alguns relacionados com saúde, os investigadores descobriram que os indivíduos que tomavam medicamentos para o refluxo há mais de quatro anos tinham um risco de demência maior em 33%. Não foi encontrada a mesma relação entre pessoas que tomavam os medicamentos há menos tempo.
Mesmo assim, os cientistas, citados na News Medical, realçam que continua a ser necessário investigar mais esta relação entre demência e a utilização prolongada de inibidores da bomba de protões, ou seja, medicamentos para o refluxo.
Leia Também: Dez sintomas de demência que muitos não conhecem
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com