Quer evitar o bolor no inverno? Seguir estas dicas pode ajudar muito
É importante controlar os níveis de humidade para impedir que o bolor comece a aparecer nas paredes.
© Shutterstock
Lifestyle Casa
Já começou a contagem decrescente para o inverno. É uma estação festiva, mas, infelizmente, traz coisas negativas como a chuva e, consequentemente, os níveis elevados de humidade que estimulam o aparecimento de bolor nas paredes de muitas casas.
Isto significa que deve ter alguns cuidados para o evitar e, recentemente, os especialistas da loja online de artigos para o lar Wayfair UK, citados no The Express, ofereceram conselhos muito úteis.
Leia Também: Nunca consegue livrar-se do bolor? Há uma explicação (e soluções)
Primeiro aconselham que tenha cuidado com a acumulação de condensação. Infelizmente, "o aquecimento das nossas casas durante os meses mais frios pode criar condições que favorecem o crescimento de bolor", explica. É importante estar atento "à condensação nas janelas e peitoris e limpar tudo assim que detetar humidade".
Explica ainda que "para evitar o crescimento de bolor, tem de manter os níveis de humidade controlados, em cerca de 45%". Pode garantir isto utilizando um desumidificador regularmente.
Claro, "abrir uma janela, especialmente em áreas de elevada humidade, como as casas de banho e as cozinhas, permite que a humidade saia, minimizando a humidade e o bolor em sua casa". Devia fazer isto cerca de duas vezes ao dia.
Também pode apostar em tinta anti-bolor para as paredes. Têm "químicos chamados biocidas incorporados na fórmula, algo que comprovadamente impede a formação de bolor nas paredes", explica.
Manter a mobília afastada das paredes que dão para o exterior ajuda porque "a humidade pode ficar retida atrás dos móveis e, sem ventilação e fluxo de ar adequados, a humidade pode criar bolor e mofo nos móveis".
Leia Também: Deparou-se com bolor nas suas roupas? É isto que deve fazer
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com