Meteorologia

  • 26 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 18º

Investigação revela qual é a forma menos poluente de cozinhar

Conheça os resultados de um estudo publicado na Indoor Air.

Investigação revela qual é a forma menos poluente de cozinhar
Notícias ao Minuto

26/11/24 18:31 ‧ Há 2 Horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cozinha

Cozinhar pode causar poluição em espaços fechados. Isto aumenta o risco de diferentes condições. Existem algumas formas de cozinhar menos poluentes do que outras e, recentemente, uma equipa de investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu qual a menos prejudicial: usar a 'air fryer'

 

Segundo os cientistas, citados em comunicado, a maioria das 'air fryers' "produzem uma fração ínfima da poluição do ar interior emitida por outros métodos", como a frigideira ou uma fritadeira. 

Para a investigação, disponibilizada na Indoor Air, os cientistas realizaram múltiplos testes numa cozinha da universidade. Mais especificamente, "cozinharam peitos de frango utilizando diferentes métodos", incluindo o uso de uma frigideira e de uma 'air fryer'. 

Descobriram assim que a 'air fryer' causou níveis de poluição significativamente mais baixos. Independentemente do método usado, os cientistas registaram níveis substancialmente mais elevados de poluentes na cozinha durante mais de uma hora depois de os alimentos terem sido cozinhados, apesar do processo demorar apenas cerca de 10 minutos. 

Por isso, recomendam a todos que "melhorem a ventilação nas cozinhas, abrindo as janelas ou utilizando exaustores", isto "ajudará a dispersar as partículas poluentes e a reduzir a exposição pessoal", explica Christian Pfrang, o investigador que liderou o estudo.  

Leia Também: Quatro tipos de receitas que não deve cozinhar na 'air fryer'

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório