Meteorologia

  • 28 NOVEMBER 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 22º

Membro do grupo Hezbollah morto em ataque israelita no Líbano

Um membro do Hezbollah morreu hoje quando o seu carro foi alvo de um ataque aéreo israelita no sul do Líbano, longe da fronteira com Israel, confirmou fonte próxima do movimento islamita à agência de notícias AFP.

Membro do grupo Hezbollah morto em ataque israelita no Líbano
Notícias ao Minuto

11:00 - 23/04/24 por Lusa

Mundo Hezbollah

"Um ataque israelita teve como alvo um engenheiro do Hezbollah, membro da defesa aérea", disse à AFP uma fonte próxima do partido xiita libanês.

Os meios de comunicação libaneses já haviam divulgado antes a morte de uma pessoa num ataque aéreo israelita no sul do Líbano.

O incidente ocorreu na região costeira de Tiro, cerca de 35 quilómetros a norte da fronteira com Israel, segundo um fotógrafo da agência de notícias AFP que viu o veículo completamente carbonizado.

O exército formou um cordão de segurança enquanto membros do Hezbollah inspecionavam o veículo, segundo o jornalista da AFP.

A agência nacional de informação libanesa (ANI) relatou que um "mártir" morreu quando um 'drone' atacou um carro na região de Abou el-Assouad, ao norte do rio Litani.

Na última semana, e numa fase de crescente tensão entre Israel e o Irão, o movimento islamita Hezbollah, apoiado por Teerão e aliado do Hamas, intensificou os seus ataques contra instalações militares israelitas.

Domingo à noite, o Hezbollah anunciou que havia abatido um 'drone' israelita sobre o Líbano, o que o exército israelita confirmou.

Na noite de segunda-feira, o grupo libanês anunciou ter atingido um quartel-general militar no norte de Israel com "dezenas" de foguetes Katyusha, "em resposta" a ataques a aldeias no sul do Líbano.

O conflito entre Israel e o Hezbollah intensificou-se desde o início da guerra em Gaza, em 07 de outubro, que já provocou 377 mortos do lado libanês, principalmente combatentes do Hezbollah, bem como cerca de 70 civis, segundo um levantamento da AFP.

No norte de Israel, onze soldados e oito civis foram mortos, segundo o exército israelita. Dezenas de milhares de residentes tiveram de fugir da área em ambos os lados da fronteira.

Leia Também: Hezbollah afirma que atacou quartel israelita com dezenas de foguetes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório